Perder ou ganhar peso é uma questão que divide opiniões, e sempre surge aquela dúvida: É mais fácil ganhar ou perder peso? Embora de acordo com a opinião dominante a perda de peso seja mais difícil, os dois processos exigem muita disciplina e mudanças de hábitos.
Independente dos objetivos, tanto o ganho de massa, quanto o emagrecimento precisam ser desenvolvidos de forma saudável. A base das mudanças nos hábitos e comportamento tem que ser o bem-estar completo do corpo e organismo.
Mais do que diminuir ou controlar as medidas, a saúde é um conjunto completo que promove o equilíbrio entre o bom funcionamento do organismo, o condicionamento do corpo e a disposição.
Quando não existe esse equilíbrio, uma das partes fica sobrecarregada e começam a surgir os problemas de saúde. Muitas vezes isso acontece, devido a busca por resultados imediatos e a falta de uma supervisão profissional.
No entanto, se você deseja ter mais qualidade de vida e disposição é preciso alinhar os objetivos, e entender melhor o processo que o seu corpo precisa.
Massa Gorda e Massa Magra
Toda a gordura presente no corpo é chamada de massa gorda. Porém, quando a gordura está em grande quantidade, surgem alguns incômodos estéticos e problemas sérios de saúde como hipertensão, diabetes, metabolismo lento, problemas no coração, dentre outros riscos.
Entretanto, a quantidade equilibrada de massa gorda tem uma função muito importante no organismo, ela é responsável por envolver os órgãos por meio de uma camada de proteção e contribui para a regulação da temperatura corporal.
Em contrapartida, a massa magra é tudo o que faz parte da composição corporal e que não é gordura, ou seja a pele, os órgãos, músculos, ossos, tendões e ligamentos.
Uma das principais funções da massa magra é manter o metabolismo acelerado. De forma que quanto maior o percentual de massa magra no corpo, mais rápida será a queima de calorias.
Por isso, é importante medir a composição corporal. A proporção ideal de gordura e massa magra varia de acordo com alguns fatores como idade, sexo e estilo de vida, mas no geral para mulheres adultas o percentual de gordura adequado fica em torno dos 20% e de massa magra aproximadamente 25% a 30%.
Já para homens adultos, considera-se que é saudável ter acima 33% de massa magra e entre 15% e 19% de percentual de gordura. A associação entre exercícios físicos, acompanhamento profissional e alimentação balanceada é recomendado para emagrecer de forma saudável e manter uma composição corporal equilibrada.
Então, acompanhe a seguir os alimentos que não podem faltar na sua dieta para você ter mais qualidade de vida e manter a quantidade certa de massa magra e gordura no corpo.
Os alimentos que não podem faltar na sua dieta
Para aumentar e manter o volume dos músculos e de massa magra, é preciso incluir mais proteínas e carboidratos de boa qualidade na alimentação. O ovo por exemplo é um alimento acessível e rico em valor proteico, e pode ser incluído em diferentes refeições.
E o frango por sua vez é fundamental para a reconstrução muscular e quando é combinado com os carboidratos como abóbora, batatas e mandioca, auxilia na reposição das reservas de glicogênio muscular, a fonte de energia na contração muscular.
As carnes vermelhas além de serem ricas em proteínas, também contém ferro, um mineral de extrema importância para o bom funcionamento das células, para o sistema imunológico e desenvolvimento cognitivo.
Porções de frutas que contém mais quantidades de carboidratos simples como banana, manga, pêra e uva, são boas opções para refeições antes e depois de exercícios.
As frutas cítricas ricas em vitamina C, atuam como um potente antioxidante que pode diminuir a absorção de gordura pelo nosso organismo. Além disso, na Camperia você encontra todos os alimentos que o seu organismo precisa para ter mais saúde e vitalidade e pode receber no conforto da sua casa.
Quer acompanhar mais informações e dicas especiais para uma alimentação saborosa e nutritiva? Não deixe de acompanhar os nossos posts.