No cardápio do almoço e jantar não pode faltar uma boa opção de carne, e até mesmo nas refeições secundárias ela é incluída e proporciona um gostinho especial para os lanches e petiscos.
A carne vermelha é dividida em tipos que incluem as de origem bovina, de vitela, de porco, de cordeiro e carneiro. A carne possui nutrientes fundamentais para a saúde do organismo.
Além disso, apresentam todos os aminoácidos essenciais que não são produzidos naturalmente, são a principal fonte de vitamina B12, fundamental para o organismo e não presente em vegetais e tem alta concentração de fenilalanina, um aminoácido natural que combate a depressão.
A carne branca são as de frango, pato, peru, ganso e peixes. O frango, por exemplo, é rico em vitaminas do complexo B que contribui com o metabolismo celular, e os peixes são fonte de ômega 3 e ômega 6 e ácidos graxos.
Os pescados são ricos em iodo, cálcio e cobalto bem como em vitaminas como a A, a B e a D, componentes ótimos para combater doenças cardíacas e relacionadas com o sistema circulatório.
Consuma os diferentes tipos de Carne
As carnes brancas e vermelhas combinam com diferentes receitas e são apreciadas em quase todas as refeições. As carnes de aves possuem menos gorduras e calorias e podem ser consumidas com mais frequência.
Semelhantemente, o consumo de peixe deve ser regular principalmente os tipos gordos e de água fria, como sardinha, atum e salmão, pois são ricos em ômega-3, que é um tipo de gordura boa para o organismo.
Entretanto, em se tratando da carne vermelha, de forma equivocada alguns acreditam que ela é menos saudável e deve ser evitada, mas como já vimos no início do post, a carne vermelha é extremamente nutritiva e proporciona muitos benefícios para a nossa saúde.
No entanto, o consumo precisa ser moderado com prioridade para os cortes com menos gordura, como patinho, maminha, filé ou coxão mole, por exemplo. Diante disso você não precisa ficar em dúvidas diante da escolha dos tipos de carne, o importante é manter uma dieta equilibrada com diferentes combinações.
Uma vez que você entendeu bem a importância dos diferentes tipos de carne para a sua dieta, separamos uma receita simples e prática que contém carne vermelha e branca para você saborear no almoço ou jantar.
Picadinho de carne e frango
- 4 colheres (sopa) de óleo;
- 500g de alcatra em cubos;
- 500g de peito de frango em cubos;
- 2 dentes de alho picados;
- 2 cebolas picadas;
- 1 pimentão vermelho picado;
- 1 pimentão amarelo picado;
- 1 pimentão verde picado;
- 1 batata em cubos;
- 1 cenoura em rodelas;
- 1 xícara (chá) de azeitona verde picada;
- 1 cubo de caldo de legumes;
- 1 xícara (chá) de água;
- Sal a gosto;
- Arroz, feijão e farofa pronta para acompanhar.
O preparo
Aqueça uma panela com o óleo, em fogo alto e frite a carne e o frango por 5 minutos. Adicione o alho e a cebola e refogue por 3 minutos.
Acrescente os pimentões, a batata, a cenoura e a azeitona e refogue por mais 3 minutos. Junte o caldo de legumes, a água e sal e cozinhe até amaciar todos ingredientes. Desligue e sirva acompanhado do arroz, feijão e farofa.
Para deixar a sua receita ainda mais fácil e saborosa escolha os ingredientes na Campeira, onde você pode encontrar os melhores cortes de carnes e muitas outras opções para completar os seus pratos com sabores especiais.
Se você gostou das dicas e deseja acompanhar mais conteúdos como esse, continue acompanhando os nossos posts.