Alimentos que não podem faltar na sua dieta

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Uma dieta equilibrada com variedade de sabores e nutrientes é o que cada pessoa precisa para ter mais saúde e qualidade de vida. Muitas pessoas acham que uma alimentação saudável se resume em comer os mesmos alimentos, mas um cardápio saudável consiste em consumir, diariamente, os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. 

A combinação de alimentos com  variedade de minerais e vitaminas são as fontes de energia e saúde para o nosso corpo. A preparação de um cardápio com muitas opções nutritivas é determinante para a prevenção de doenças e consequentemente para o fortalecimento do sistema imunológico.  

Pois, quando optamos por alimentos pouco saudáveis, os resultados são  consequências negativas para o bem-estar do nosso organismo. Porém você sabe como identificar se você está ingerindo a quantidade certa de vitaminas?

Os sinais da falta de vitaminas

O nosso corpo se movimenta muito no dia a dia, seja nas rotinas de trabalho, de estudo, nos cuidados com a casa e com a família, o gasto de energia é constante. Entretanto, às vezes tem pessoas que sentem muita indisposição e mal estar e isso pode estar relacionado com a falta de vitaminas. 

A falta de vitaminas é chamada de avitaminose e acontece quando não atingimos a necessidade diária de nutrientes que o corpo necessita para funcionar corretamente. Isso pode ocorrer devido a uma má absorção do organismo ou pela falta de ingestão correta através de suplementos e alimentos. Quando isso acontece, nos sentimos mal e nos tornamos mais suscetíveis a doenças.  Os principais sintomas são:

  • Cansaço (fadiga);
  • sou diurno;
  • Falta de atenção;
  • Pele áspera e seca;
  • Cabelos e unhas quebradiças;
  • Atraso no crescimento e problemas cognitivos e motores em crianças.

Diante disso, é preciso ficar atento com esses e outros sintomas que possam aparecer e procurar assistência médica para verificar com atenção os todos os sinais que podem ser preocupantes e afetam a para a sua saúde

Contudo,  quando você cuida da sua alimentação de forma equilibrada com boas quantidades de nutrientes, a sua qualidade de vida e os benefícios para a sua saúde são cada vez maiores. Por isso, tem alguns alimentos que não podem faltar no seu prato. 

Vegetais verdes escuros

Os vegetais de coloração verde, como brócolis, couve, rúcula, dentre outros são poderosas fontes de nutrientes. Pois, são ricos em antioxidantes, que  inibem a ação dos radicais livres, moléculas que se formam naturalmente no organismo e agridem as células, contribuindo para o envelhecimento e o aparecimento de doenças. 

Além disso, fornecem duas substâncias associadas à prevenção de câncer, o sulforafano e o indol. Os pigmentos que os deixam verde-escuros, chamados carotenóides, também têm função antioxidante, melhoram a imunidade e a estrutura óssea e ainda protegem os olhos.

O consumo desses vegetais verdes folhosos, auxiliam a evitar e a desacelerar o declínio cognitivo, porque os seus componentes estimulam a capacidade de o sistema nervoso formar novas redes e conexões entre os neurônios. Com isso, mesmo com o avançar dos anos, preservamos a atenção, a memória e o raciocínio.

E ainda são ricos em fibras que liberam substâncias protetoras do aparelho digestivo, do sistema circulatório e da saúde em geral. 

Carne Bovina e frango

O consumo equilibrado de carne bovina é essencial para o nosso organismo pois, a carne é rica em nutrientes  e contém todos os aminoácidos essenciais ao corpo humano, além de ser fonte de ferro, zinco, e vitaminas do complexo B. 

A carne bovina auxilia desde a melhora das funções cerebrais até a prevenção de doenças como diabetes e câncer. Bem como possui L-carnitina, que tem efeito benéfico sobre hipertensão, inflamação e até em pacientes com insuficiência cardíaca. 

Além disso, o antioxidante glutationa encontrado na carne é associado ao anti envelhecimento, redução de ocorrências de doenças crônicas e ainda fortalece o sistema imunológico.

O frango por sua vez é uma excelente opção de proteína magra, é fonte de energia, ajuda na prevenção do Alzheimer e da demência e mantém a saúde do coração em dia. 

O peito de frango grelhado, por exemplo, é rico em vitamina A e dos complexos B, C, D, E e K.  E contribui com o aumento da imunidade, controla os níveis de colesterol no sangue e, até mesmo, favorece a perda de peso. 

Frutas vermelhas

As frutas de coloração avermelhada como, morango, melancia, cereja, framboesa, amora, açaí, entre outras, são ricas em vitamina B, que contribui para o bom funcionamento das células, além de terem potente ação antioxidante e contém magnésio, cálcio, antocianinas e compostos fenólicos, que ajudam no combate ao envelhecimento.

E ainda previnem contra as doenças do coração – estudos mostram que o consumo de três porções de frutas vermelhas por semana ajuda a reduzir as chances de um infarto – e câncer. Elas também são ricas em vitamina C, que protege o corpo contra os radicais livres e auxilia no bom funcionamento do intestino.

O morango, por exemplo, é fonte de vitamina C, catequinas e compostos fenólicos. Pesquisas associam o consumo da fruta com a redução dos níveis do colesterol ruim (LDL). Já a cereja oferece proteção contra doenças cardiovasculares devido à quantidade de flavonóides presente nela. 

A melancia por sua vez, possui grande quantidade de água, é um excelente diurético. Combate a ação dos radicais livres graças a duas substâncias, a glutationa e o licopeno. Contém em sua composição fósforo, ferro, cálcio e vitaminas do complexo B.

Esses e muitos outros alimentos que não podem faltar no seu cardápio, você encontra sem sair de casa no site da Campeira.  E para continuar acompanhando muitas dicas e informações sobre alimentação nutritiva e saborosa, leia outros posts. 

Deixe um comentário

Abrir Chat
1
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos Ajudar?