Caldo caseiro: nutritivo e saboroso

Quando o dia começa mais frio, a vontade de comer algo bem quentinho e leve como um caldo de carne ou de frango são os principais desejos para matar a fome e se sentir mais aquecido. 

Alguns até dizem que a fome é maior quando o clima está frio. De acordo com os nutricionistas , isso é verdade, pois, quando as temperaturas estão mais baixas, o organismo gasta mais energia para nos manter aquecido, e como essa energia deve ser resposta, o apetite aumenta. 

No entanto, alimentos práticos e leves como os caldos são boas pedidas independente do clima. Muitos gostam de tomar um bom caldo na hora do almoço ou jantar, enquanto outros amam saboreá-los com aperitivos e como entradas. 

Contudo, você sabia que além de ser rico em sabor e agradar os mais diferentes gostos, o caldo caseiro é nutritivo e faz muito bem para a saúde? Continue lendo o post para saber mais sobre isso. 

Benefícios do caldo caseiro para a saúde

Um caldo que você prepara na sua cozinha com ingredientes e temperos de qualidade, já se torna mais saudável por estar livre de grandes quantidades de sódio e conservantes.  

O caldo de frango, por exemplo, é rico em ácidos graxos essenciais, proteínas e minerais como o ferro. E ainda contribui com a construção e reparação de músculos, ossos, pele e células sanguíneas saudáveis.

Bem como, pode ajudar a reduzir a inflamação e cooperar para o bom funcionamento do intestino. Além disso, é uma fonte natural de colágeno, essencial para manter a pele jovem, favorece o aumento da imunidade,  e melhora o sono. 

Semelhantemente, o caldinho de carne é fonte de minerais importantes para o  nosso organismo, como o cálcio, fósforo, magnésio, e outros. E também contém glicosamina e condroitina. 

Essas substâncias são usadas por  portadores de artrite e dor nas articulações e costumam ser compradas com alto preço em farmácias em forma de comprimidos. No entanto,  o potencial de absorção dessas substâncias é mais presente no consumo do caldo de carne. 

Agora que você sabe como um caldinho caseiro pode contribuir com a sua saúde, selecione os ingredientes que você precisa para fazer o seu caldo e encontre os melhores produtos com toda a qualidade na Camperia. 

E para te deixar com  mais vontade de saborear um delicioso caldo, separamos uma receita especial de caldo de frango  que não pode faltar no seu cardápio. 

Caldo de frango da Panelinha

  • 1 frango inteiro;
  • 1 cenoura;
  • 1 talo de salsão;
  • 1 cebola;
  • 4 litros de água;
  • 1 folha de louro;
  • 1 talo de salsinha com folhas;
  • 1 folha de alho-poró;
  • 4 grãos de pimenta-do-reino;
  • 3 cravos-da-índia.

O preparo

Faça o pré-preparo dos legumes: lave a cenoura e o talo de salsão; descasque e corte a cenoura em 4 pedaços; reserve uma folha e corte o salsão em 4 pedaços; descasque e corte a cebola em quartos. Junte as folhas de salsão, de alho-poró, de louro e o talo de salsinha. Amarre com um barbante de algodão para formar um buquê. Reserve.

Retire os miúdos de dentro do frango e reserve na geladeira. Corte as duas metades do peito do frango, bem rente ao osso – elas vão cozinhar por menos tempo do que o resto da ave e podem ser utilizadas em outra receita.

Numa panela grande (ou caldeirão), coloque o frango, os cortes do peito e os pedaços de cenoura, salsão e cebola. Regue com a água para cobrir todos os ingredientes.

Leve a panela ao fogo médio e deixe cozinhar até subir as primeiras bolhas da fervura. Abaixe o fogo e deixe cozinhar, sem tampar, por 20 minutos. Com uma escumadeira, retire os cortes do peito de frango. 

Separe a carne da pele, volte a pele para a panela e reserve a carne na geladeira para outra receita. Mantenha a panela em fogo baixo e deixe cozinhar por mais 1h40 – evite a fervura vigorosa, que pode dissipar o sabor dos ingredientes, além de turvar o caldo. Durante esse período, com a escumadeira, retire e descarte a espuma que subir à superfície.

Após as primeiras 2 horas de cozimento, acrescente o buquê de ervas, os grãos de pimenta-do-reino e os cravos. Deixe cozinhar por mais 2 horas – no total, o caldo leva 4 horas para ficar pronto. Durante este período você não precisa ficar colado no fogão: a cada meia hora dê uma olhadinha.

Assim que o caldo estiver pronto, desligue o fogo e, com a escumadeira, retire e despreze o frango – todo o sabor e nutrientes do frango passaram para o caldo, a carne fica ressecada e sem sabor. Sobre uma tigela grande, coe o caldo numa peneira e despreze os ingredientes. 

Se você gostou da dica e quer acompanhar muito mais para manter as suas receitas saborosas e nutritivas, continue acompanhando os nossos posts.

Deixe um comentário

Abrir Chat
1
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos Ajudar?