A importância de um cronograma alimentar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Provavelmente, você e a maioria das pessoas vão concordar que os alimentos são os combustíveis do nosso corpo, e  também uma  fonte de satisfação e prazer. Imagine comigo, um dia de calor, a família e os amigos reunidos em volta da piscina, o que mais pode tornar um momento como esse mais especial?

Hum… certamente você pensou no mesmo que eu: aquela carne assada na brasa, bem suculenta, macia e saborosa e claro bebidas bem geladas e refrescantes, como drinks especiais ou deliciosos sucos de frutas. 

A comida tem esse poder de não só alimentar o corpo, mas também de trazer memórias afetivas. Todo mundo tem uma comida preferida ou um sabor que remete a infância e outros momentos especiais da vida. 

Tem o sabor especial da comida da mamãe e as receitas da vovó. Os pratos de chef renomados dão água na boca só de olhar, mas uma coisa é certa: precisamos cuidar melhor da nossa alimentação

Em dias de festas e comemorações é comum, o aumento no consumo dos alimentos, já que geralmente em ocasiões como essas, tem tantas variedades de pratos e aproveitamos para comer mais um pouco as opções mais calóricas, gordurosas e doces. 

Não é nenhum pecado, comer um docinho e encher o prato um pouco mais em dias de confraternizações, porém é necessário tomar muito cuidado para que  as exceções não se tornem parte da sua rotina.  

Muitas das vezes é comum, com correria do dia, deixarmos o cuidado com a alimentação de lado. Mas a nossa alimentação não pode ficar em segundo plano. Sem uma ingestão adequada de nutrientes, a nossa disposição física, energia e capacidade mental são afetadas negativamente, o que ocasiona problemas na nossa saúde

Pois, necessitamos de refeições completas e organizadas para o melhor desenvolvimento do metabolismo e recompor as energias que gastamos e precisamos para as atividades da vida. 

Uma coisa que pode ajudar você e outras pessoas que reconhecem a importância da alimentação saudável e equilibrada, mas não conseguem organizar as refeições e os cardápios de forma adequada, é fazer um cronograma alimentar.

Prepare  o seu cronograma alimentar

O planejamento alimentar não é indicado só para quem faz uma dieta específica para perda de peso ou ganho de massa muscular, você que trabalha, estuda, cuida da casa, dos animais e tem sempre a agenda cheia de compromissos, precisa separar um tempo para fazer um cronograma para as suas refeições. 

Por meio de um plano alimentar estruturado, você pode definir o que comer, os horários e as quantidades certas para cada refeição. Esse tipo de organização contribui de forma significativa com a adição de proteínas, carboidratos e vitaminas que não podem faltar no seu prato. 

Ele vai te ajudar a escolher as melhores opções e proporções certas para cada refeição do seu dia. Assim, você vai conseguir visualizar melhor o que consome e que deve ser melhorado na sua dieta. 

Antes de organizar o seu plano de alimentação, procure a ajuda de um profissional e  considere a sua rotina, objetivos e aspectos pessoais. Além disso, se esforce para fazer pausas para as refeições e não pule as principais: café da manhã, almoço e jantar. 

Preparamos algumas dicas para você ter uma ideia de como pode ficar o seu cronograma alimentar: 

     Café da manhã

  • 1 ovo mexido
  • 1 fatia de pão light torrado
  • 2 fatias de mussarela light
  • 1 xícara de chá ou café com adoçante
  •  1 fatia de mamão

     Almoço

  • arroz integral
  • feijão
  • peito de frango
  • brócolis, cenoura e tomate

      Lanche da tarde

  • Iogurte natural com frutas e grãos

        Jantar

  • Macarrão integral
  • alface, pepino e brócolis
  • peixe grelhado

 

O que não falta são opções para você combinar e incrementar os sabores e qualidades nutricionais na sua refeição. A quantidade de lanches nos intervalos das refeições podem ser maiores dependendo da sua saciedade, e os melhores alimentos para cada refeição você encontra na Camperia

Para saber mais sobre as melhores opções para as suas refeições, leia os nossos posts, sempre preparamos muitas dicas e conteúdos especiais para você. 

Deixe um comentário

Abrir Chat
1
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos Ajudar?