O que é sustentabilidade e para que serve?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Campeira tem buscado maior envolvimento nas questões ambientais pela necessidade crescente de novas ações voltadas ao tema sustentabilidade. Mas afinal, para que serve um pensamento sustentável? Vamos lá resolver essa charada!

Sustentabilidade é um termo muito recente, mas muito debatido. Desde os meados de 1970, as preocupações com as mudanças climáticas em todo o planeta, cada vez mais aparentes, trouxeram a preocupação em diminuir os níveis de poluição no ar, rios, além da criação de mais áreas verdes e o aproveitamento e reciclagem de vidro, plástico, papéis e demais materiais criados pelo homem.

O conceito de sustentabilidade surgiu na Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre o Meio Ambiente, na década de 70. A Conferência de Estocolmo  foi a primeira a tratar do assunto na história mundial. Na prática, o termo sustentabilidade significa “suprir  necessidades” no presente, sem afetar o futuro, principalmente das próximas gerações. A palavra sustentabilidade pode ser reescrita com os termos sustentar, apoiar, conservar e cuidar.

Mas, afinal, o que significa o termo “pensar de forma sustentável”? É preservar recursos, materiais, renováveis ou não renováveis para que nunca faltem no futuro.  O significado central da sustentabilidade é ter parceiros que também se preocupem com a preservação do meio ambiente. Então quais as principais atitudes sustentáveis que você e sua família podem tomar? Em primeiro lugar, evitar o desperdício de alimentos e recursos, trocar o carro pela bicicleta, ônibus ou metrô (transporte público em geral), evitar o consumo de matérias primas não renováveis e de difícil degradação no meio ambiente, tais como os plásticos e vidro. Além  disso, é necessário o pensamento sobre o uso consciente de recursos como oxigênio e a água,  além de dar prioridade às fontes renováveis de energia, tais como energias eólica e solar.

Outra atitude importante é rever alguns hábitos do dia a dia, desde o consumo exagerado de recursos até a escolha de produtos em companhias que respeitem questões sustentáveis, como é o caso da Camperia. Nossa empresa se preocupa com o aproveitamento dos nossos recursos. Nossos freezers são abastecidos por energia 100% solar. Lembrando que também, evitamos o desperdício de material e recursos na venda dos nossos produtos, além de fornecedores que também pensam de forma sustentável.

No dia 19 de agosto, a ONG Global Footprint Network (GFN) resolveu criar o Dia da Sobrecarga da Terra. A data consiste em um triste cálculo sobre o aproveitamento dos recursos naturais do planeta Terra. A maior parte dos países (mais de 80%) demandam mais da natureza que os seus ecossistemas podem produzir. Cálculos da GFN, concluem que atualmente, seriam necessários 1,5 planeta Terra para produzir os recursos ecológicos necessários para suportar o consumismo mundial. 

O que isso significa? Que ainda não aprendemos a consumir corretamente. Isso significa que nós humanos consumimos recursos naturais de forma desregrada, acima da capacidade normal da Terra. É como se sua conta no banco, todos os meses, fechasse no vermelho. Que tal fazer um esforço de pensar a longo prazo? Já pensou como ficaria o futuro das suas finanças?

Ou seja, uma empresa sustentável é aquela criada ou reestruturada para que haja uma longa colaboração à nossa sociedade e ao contexto que esteja inserida, e também deixe um legado para as próximas gerações e toda a humanidade em geral. Sempre é bom acompanhar o desenvolvimento e o desdobramento das empresas ditas como sustentáveis. Pense sustentável! Dê preferência para a nossa marca! Camperia, uma empresa sustentável e acessível para diferentes bolsos, idades e localização! 

Deixe um comentário

Abrir Chat
1
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos Ajudar?