Como harmonizar carnes com cervejas?

harmonizar cerveja com carne

Aquele churrasco de domingo ou aquele jantar especial, pede uma cerveja. Mas qual a melhor cerveja para acompanhar determinado tipo de carne?
Já mostramos aqui como harmonizar vinhos com carnes, agora vamos mostrar como combinar cortes de carnes com a cerveja ideal.

Formas de criar harmonização 

Para fazer uma combinação perfeita, é preciso levar em conta o tipo de cerveja e o tipo da peça de carne. Pode ser feita a harmonização por semelhança. Cervejas mais leves e suaves, combinam com carnes menos gordurosas e preparadas com temperos mais suaves. Carnes mais gordurosas, como a picanha, ficam ótimas com cervejas mais escuras e de sabor mais intenso. 

Já a harmonização por contraste é equilibrar elementos diferentes da carne e da cerveja para criar um terceiro sabor. Neste tipo de harmonização podemos levar em consideração o teor alcoólico da cerveja ou seu amargor. 

Para harmonizar com determinado corte de carne, é importante levar em consideração o teor alcoólico, o perfil do malte, a doçura, amargor e adstringência da cerveja. Já na carne, pensar na gordura, temperos usados e acidez. 

Picanha e Maminha

A picanha e a maminha são carnes macias e suculentas, graças à quantidade maior de gordura que elas têm. Por serem cortes mais gordurosos, elas são ótimas para serem consumidas com cerveja do IPA (India Pale Ale). 

A cerveja IPA tem um sabor mais intenso e amargo, que combina perfeitamente com o tempero mais salgado da carne e o teor alcoólico equilibra a gordura da carne. 

Fraldinha

A fraldinha contém bastante gordura, mas em quantidade inferior que a picanha, por exemplo. O corte combina muito com o tipo de cerveja Brown Ale. Essa cerveja é mais maltada, tem um sabor mais doce, com toques de caramelo e amêndoas. Uma combinação de sabores que se complementam. 

Cupim

O cupim junto com uma cerveja Robust Porter. Essa cerveja possui um teor alcoólico elevado que pode variar até 6,6%. O sabor mais amargo da bebida combina bem com a gordura e textura mais fibrosa do cupim. 

Frango

Carnes brancas, como frango, são mais leves e têm o sabor mais sutil que as carnes vermelhas. Por isso, ficam ótimas quando harmonizadas com cervejas de sabor igualmente suave. Neste caso, uma Vienna Lager é uma boa pedida. A cerveja é sutil e com notas carameladas. 

Você pode seguir as dicas ou criar sua própria harmonização, o importante é aproveitar do seu jeito. 

Todos os cortes citados neste texto e muitos outros você encontra na Camperia. A melhor qualidade de carnes que chega direto na sua casa, basta pedir o delivery. Peça pelo whatsapp.

Deixe um comentário

Abrir Chat
1
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos Ajudar?