Aprenda a preparar um bom churrasco para os amigos

Aprenda com a Camperia a preparar um delicioso churrasco para os amigos!

Como foi seu último churrasco com os amigos? Conseguiu acender o fogo? Escolheu uma boa carne? E os acompanhamentos?

É, preparar um churrasco parece ser fácil, mas é preciso ir além de colocar a carne na churrasqueira.

Por isso, para lhe ajudar, nós da Camperia separamos algumas dicas valiosas e práticas!

Qual o tempero ideal para cada corte?

O sal grosso já é o suficiente para temperar o seu churrasco, porém há espessuras ideais para diferentes cortes de carne.

Por exemplo, para uma peça de 1kg, o melhor é usar o sal grosso de grãos médios, enquanto que, para cortes menores, o sal grosso de grãos finos é o indicado.

Outra dica é usar o sal de Parrilla, que envolve a carne de maneira mais uniforme e ajuda o churrasqueiro a não exagerar.

Para temperar aves, o ideal é colocar no sal de grão médio raspas de limão siciliano, pimenta preta moída na hora, orégano fresco, manjericão e um toque leve de noz moscada.

Para carnes suínas, a mesma receita das aves, porém substitua a pimenta preta por pimenta calabresa seca, e deixe a carne marinando em vinho branco na geladeira por algumas horas.

O que precisa estar no kit básico de preparo do seu churrasco?

  • Facas: uma faca boa é uma faca afiada, o que faz toda a diferença no churrasco. Uma faca com um bom fio facilita o trabalho, não estraga a peça de carne no corte, agiliza o momento de porcionar e servir o churrasco, além de diminuir o risco de acidentes.
    Uma peça bem cortada valoriza o churrasco. Para auxiliar o corte das carnes prontas sobre a tábua, use uma faca menor, que facilita o manuseio e aumenta a precisão.
  • Chaira: a chaira auxilia o churrasqueiro a manter o fio da faca sempre muito bem afiado. Ela deve ser sempre 2″ maior que a faca.
  • Pegador: um pegador faz toda diferença na hora de assar, visto que traz mais segurança no manuseio das carnes sobre a grelha e no momento do corte sobre a tábua. Evite o uso de garfos. Furar a carne durante o preparo não é recomendado, pois faz com que o “suco” da carne se perca.
  • Tábuas: Use tábuas plásticas ou de madeira, nunca de vidro! Tábuas de vidro fazem com que a faca perca o corte devido a rigidez do material. Ao servir, prefira tábuas em madeira pois elas valorizam os cortes e deixam o churrasco visualmente mais apresentável.

Churrasco na grela ou no espeto?

Para grelhar peças menores e alguns cortes especiais, o bom é usar a grelha. Já para assar peças maiores, que são assadas lentamente e fatiadas aos poucos, o melhor é o espeto.

A grelha é ideal para carnes sem osso, como picanha, maminha, linguiças e filé mignon. O espeto é melhor para carnes com osso, como costelas.

Para espetar, sempre comece pela parte mais fina da carne para que a parte mais grossa fique na ponta do espeto – normalmente, essa parte assa mais rapidamente.

Quais carnes usar?

No Brasil, os cortes tradicionais, como picanha, maminha, fraldinha, alcatra, costela e contra filé, fazem parte da maioria dos churrascos e tem seu sucesso garantido.

As carnes são divididas em cortes comuns e especiais. Os mais comuns são: picanha, vazio, costelas bovina e suína, maminha, fraldinha, alcatra, contrafilé, chuleta, filé-mignon, lombo, linguiças, frango, partes de frango, como peito, coxa, sobrecoxa e asa.

As especiais são: bife de tiras, assado de tiras, miolo de alcatra, baby-beef, bife ancho, bife de chorizo, entrecôte, medalhão de filé, picanha suína, linguiças especiais e galeto desossado.

Fique atento, pois o produto mais caro nem sempre é o melhor.

Conhecer a procedência do mesmo e ter um local de confiança para comprar como a Camperia Carnes é a forma mais segura de se ter o melhor produto.

Convide seus amigos para um delicioso churrasco e aproveite para colocar em prática todas as nossas dicas!

E não se esqueça de fazer o seu pedido pelo whatsapp.

Talvez você goste deste post!


Deixe um comentário

Abrir Chat
1
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos Ajudar?