CONFIRA NOSSO BLOG

Cultura brasileira: aprenda uma receita típica de cada região do Brasil.

Sendo um país continental, o Brasil tem muitas particularidades entre as suas regiões e povos. Os comportamentos, sotaques, costumes, tradições e crenças variam de região para região sendo criados principalmente pelas diferentes influências que cada colonização teve.

Essa variação não difere na culinária. Em cada região do Brasil há diferentes pratos típicos e cada um muito particular, englobando todas as variações e influências culturais.

Conheça alguns dos pratos típicos de cada região do Brasil neste artigo especial que preparamos para você, em homenagem a todos os brasileiros e a sua diversidade.

REGIÃO SUL: ARROZ CARRETEIRO

A história do arroz carreteiro começou no Rio Grande do Sul, quando o principal meio de transporte eram carretas movidas por tração animal, sendo bois. Os ingredientes são simples sendo criados pelos carreteiros, que eram as pessoas que guiavam essas carretas. Composto de charque, sobras do churrasco e arroz, o prato era simples e prático e ficou conhecido e instalado na cultura da região.

No preparo do arroz carreteiro, você irá precisar: carne seca, linguiça calabresa e bacon, além do arroz branco e alguns temperos como cebola, alho, sal, pimenta e cebolinha.

Em uma panela, prepare as carnes e reserve. Logo em seguida, cozinhe o arroz com uma base de cebola e alho refogados. Quando o arroz estiver pronto, misture as carnes e adicione a cebolinha picada. Agora é só servir!

REGIÃO SUDESTE: FEIJÃO TROPEIRO

A região Sudeste foi bastante influenciada pela colonização portuguesa e mais algumas outras, por pertencer ao espaço da capital do Brasil por muitos anos, antes do movimento de interiorização do país. Com isso, houve diversas influências, além da portuguesa, como italiana, japonesa, árabe, africana, entre outras.

De origem da época dos “tropeiros”, que eram pessoas que transportavam mercadorias pela região, o feijão tropeiro nasceu na união de todos os ingredientes que essas pessoas tinham com maior acesso na época. O prato é muito forte em Minas Gerais e São Paulo, principalmente.

Para preparar o feijão tropeiro, você irá precisar de: bacon, linguiça, ovos, cheiro verde, feijão cozido, farinha de mandioca, couve manteiga e alguns temperos como sal, alho, cebola e pimenta.

Prepare as carnes e reserve. Cozinhe o feijão e reserve. Quando estiver pronto, em outra panela doure a cebola com alho. Refogue bem e logo em seguida acrescente o feijão cozido com sal. Deixe cozinhar um pouco com os temperos e acrescente as carnes preparadas. Misture tudo e deixe as carnes em contato com o feijão. Em seguida, acrescente a couve picada em pequenos pedaços e quando essa cozinhar, acrescente a farinha de mandioca. Misture tudo e sirva.

REGIÃO CENTRO-OESTE: SOPA PARAGUAIA

Com grande influência indígena, a região Centro-Oeste tem muitos traços dessa cultura em seus costumes. E pela proximidade com alguns países da América Latina, também possui influência de alguns deles, como o Paraguai.

Apesar de levar o nome de sopa, a receita trata-se de um bolo à base de milho. Para fazer esse delicioso prato é necessário: ovos, leite, fubá, cebola, queijo, além de fermento, óleo e sal.

Para o preparo, bata no liquidificador os ovos, sal, leite, óleo e o fubá. Corte a cebola e o queijo em pedaços maiores para ficarem evidentes na hora da mistura. Misture a receita do liquidificador com a cebola e o queijo e deixe misturar todos os ingredientes. Prepare uma travessa para ir ao forno com manteiga e um pouco de trigo. Coloque em uma travessa retangular e prepare para ir ao forno. Leve ao forno de 30 a 40 minutos até que fique dourado por cima. Sirva ainda quente.

REGIÃO NORDESTE: BAIÃO DE DOIS

Com origem relacionada aos tempos de seca no Nordeste, o baião de dois surgiu da necessidade de que tudo fosse cozido para conservar os alimentos em estoque. A deliciosa receita leva alguns ingredientes e é simples de ser preparada.

Para o preparo, você irá precisar de feijão-verde, arroz lavado, carne seca, paio cortado em rodelas, carne seca, queijo coalho e temperos como cebola, alho e coentro. 

Em um dia antes de preparar a receita, deixe a carne seca de molho da dessalgue. No dia, cozinhe a carne seca sozinha em uma panela com temperos a gosto como alho e cebola e desfie. Reserve. Cozinhe o feijão com o paio e reserve. Em outra panela, refogue a cebola, o alho e acrescente o arroz. Adicione o feijão cozido com as carnes e temperos como sal e pimenta a gosto e cubra com água. Deixe cozinhar todos os ingredientes misturados até que a água seque e o arroz fique bem cozido. Salpique cheiro verde cortado em pequenos pedaços por cima e sirva.

REGIÃO NORTE: MUJICA DE PEIXE

Com predominante influência indígena, a região Norte tem traços bem fortes em sua cultura em um geral, e não diferiria em sua culinária. A mojica de peixe assada é rica em temperos e engrossada com farinha. O prato acompanha arroz branco e tem sua origem principalmente na influência ao consumo de peixe e a abundância do alimento na região.

Para o preparo, é necessária uma posta do tambaqui ou um peixe de sua preferência, farinha d’água e temperos como sal, pimenta a gosto e limão.

Para preparar, limpe o peixe tirando as espinhas e cozinhe com todos os temperos. Em outra panela, refogue o alho e a cebola e deixe dourar bem, adicionando as postas do peixe com os temperos a gosto. Cubra de água e deixe cozinhar até que o peixe esteja ensopado e crie um caldo com consistência e misture o sabor do peixe ao dos temperos. Enquanto o peixe cozinha, faça um arroz branco: refogue o alho e a cebola em uma panela e deixe dourar. Acrescente o arroz com um pouco de sal e cubra de água, logo em seguida, deixe secar. Para servir, coloque o arroz de um lado e o caldo com o peixe de outro. Você pode optar por decorar com cheiro verde picado em pequenos pedaços para uma finalização do prato.

Conte para nós, de qual região você é ou de onde se origina a sua família? Quais dessas receitas você já provou?

Nós da Camperia, prezamos pelo cuidado com o alimento e a praticidade que ele chegue até a sua casa para que você preparar essas receitas deliciosas e conheça um pouco da culinária de cada lugar do Brasil.

Por isso, você pode contar conosco antes mesmo de pensar em ir para a cozinha. Oferecemos alimentos frescos em uma ampla variedade como carnes, frutas, legumes e verduras frescos, limpos, com qualidade e segurança. Todos esses alimentos são entregues embalados no conforto da sua casa para oferecer a melhor experiência de praticidade para você. Ligue e faça o seu pedido!

Gostou? compartilhe clicando em umas das opções abaixo

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *