CONFIRA NOSSO BLOG

harmonizar cerveja com carne

Como harmonizar carnes com cervejas?

Aquele churrasco de domingo ou aquele jantar especial, pede uma cerveja. Mas qual a melhor cerveja para acompanhar determinado tipo de carne?
Já mostramos aqui como harmonizar vinhos com carnes, agora vamos mostrar como combinar cortes de carnes com a cerveja ideal.

Formas de criar harmonização 

Para fazer uma combinação perfeita, é preciso levar em conta o tipo de cerveja e o tipo da peça de carne. Pode ser feita a harmonização por semelhança. Cervejas mais leves e suaves, combinam com carnes menos gordurosas e preparadas com temperos mais suaves. Carnes mais gordurosas, como a picanha, ficam ótimas com cervejas mais escuras e de sabor mais intenso. 

Já a harmonização por contraste é equilibrar elementos diferentes da carne e da cerveja para criar um terceiro sabor. Neste tipo de harmonização podemos levar em consideração o teor alcoólico da cerveja ou seu amargor. 

Para harmonizar com determinado corte de carne, é importante levar em consideração o teor alcoólico, o perfil do malte, a doçura, amargor e adstringência da cerveja. Já na carne, pensar na gordura, temperos usados e acidez. 

Picanha e Maminha

A picanha e a maminha são carnes macias e suculentas, graças à quantidade maior de gordura que elas têm. Por serem cortes mais gordurosos, elas são ótimas para serem consumidas com cerveja do IPA (India Pale Ale). 

A cerveja IPA tem um sabor mais intenso e amargo, que combina perfeitamente com o tempero mais salgado da carne e o teor alcoólico equilibra a gordura da carne. 

Fraldinha

A fraldinha contém bastante gordura, mas em quantidade inferior que a picanha, por exemplo. O corte combina muito com o tipo de cerveja Brown Ale. Essa cerveja é mais maltada, tem um sabor mais doce, com toques de caramelo e amêndoas. Uma combinação de sabores que se complementam. 

Cupim

O cupim junto com uma cerveja Robust Porter. Essa cerveja possui um teor alcoólico elevado que pode variar até 6,6%. O sabor mais amargo da bebida combina bem com a gordura e textura mais fibrosa do cupim. 

Frango

Carnes brancas, como frango, são mais leves e têm o sabor mais sutil que as carnes vermelhas. Por isso, ficam ótimas quando harmonizadas com cervejas de sabor igualmente suave. Neste caso, uma Vienna Lager é uma boa pedida. A cerveja é sutil e com notas carameladas. 

Você pode seguir as dicas ou criar sua própria harmonização, o importante é aproveitar do seu jeito. 

Todos os cortes citados neste texto e muitos outros você encontra na Camperia. A melhor qualidade de carnes que chega direto na sua casa, basta pedir o delivery. Peça pelo whatsapp.

Gostou? compartilhe clicando em umas das opções abaixo

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários
    Sílvio Alves23 de October de 2020
    O atendimento excelente pontuais E o pedido impecável Parabéns a essa equipe Façam seu pedido ficaram satisfeito (Translated by Google) The punctual excellent service And the impeccable request Congratulations to this team Make your order satisfiedieti silva20 de April de 2021
    Excelente! Atendimento e produtos de primeira! Super recomendo. (Translated by Google) Great! First-rate service and products! I highly recommend it.Elizabeth Pellegatti21 de October de 2020
    Fabiane Moreno20 de October de 2020
    Maria Martins8 de January de 2021