CONFIRA NOSSO BLOG

Aprenda com a Camperia a preparar um delicioso churrasco para os amigos!

Aprenda a preparar um bom churrasco para os amigos

Como foi seu último churrasco com os amigos? Conseguiu acender o fogo? Escolheu uma boa carne? E os acompanhamentos?

É, preparar um churrasco parece ser fácil, mas é preciso ir além de colocar a carne na churrasqueira.

Por isso, para lhe ajudar, nós da Camperia separamos algumas dicas valiosas e práticas!

Qual o tempero ideal para cada corte?

O sal grosso já é o suficiente para temperar o seu churrasco, porém há espessuras ideais para diferentes cortes de carne.

Por exemplo, para uma peça de 1kg, o melhor é usar o sal grosso de grãos médios, enquanto que, para cortes menores, o sal grosso de grãos finos é o indicado.

Outra dica é usar o sal de Parrilla, que envolve a carne de maneira mais uniforme e ajuda o churrasqueiro a não exagerar.

Para temperar aves, o ideal é colocar no sal de grão médio raspas de limão siciliano, pimenta preta moída na hora, orégano fresco, manjericão e um toque leve de noz moscada.

Para carnes suínas, a mesma receita das aves, porém substitua a pimenta preta por pimenta calabresa seca, e deixe a carne marinando em vinho branco na geladeira por algumas horas.

O que precisa estar no kit básico de preparo do seu churrasco?

  • Facas: uma faca boa é uma faca afiada, o que faz toda a diferença no churrasco. Uma faca com um bom fio facilita o trabalho, não estraga a peça de carne no corte, agiliza o momento de porcionar e servir o churrasco, além de diminuir o risco de acidentes.
    Uma peça bem cortada valoriza o churrasco. Para auxiliar o corte das carnes prontas sobre a tábua, use uma faca menor, que facilita o manuseio e aumenta a precisão.
  • Chaira: a chaira auxilia o churrasqueiro a manter o fio da faca sempre muito bem afiado. Ela deve ser sempre 2″ maior que a faca.
  • Pegador: um pegador faz toda diferença na hora de assar, visto que traz mais segurança no manuseio das carnes sobre a grelha e no momento do corte sobre a tábua. Evite o uso de garfos. Furar a carne durante o preparo não é recomendado, pois faz com que o “suco” da carne se perca.
  • Tábuas: Use tábuas plásticas ou de madeira, nunca de vidro! Tábuas de vidro fazem com que a faca perca o corte devido a rigidez do material. Ao servir, prefira tábuas em madeira pois elas valorizam os cortes e deixam o churrasco visualmente mais apresentável.

Churrasco na grela ou no espeto?

Para grelhar peças menores e alguns cortes especiais, o bom é usar a grelha. Já para assar peças maiores, que são assadas lentamente e fatiadas aos poucos, o melhor é o espeto.

A grelha é ideal para carnes sem osso, como picanha, maminha, linguiças e filé mignon. O espeto é melhor para carnes com osso, como costelas.

Para espetar, sempre comece pela parte mais fina da carne para que a parte mais grossa fique na ponta do espeto – normalmente, essa parte assa mais rapidamente.

Quais carnes usar?

No Brasil, os cortes tradicionais, como picanha, maminha, fraldinha, alcatra, costela e contra filé, fazem parte da maioria dos churrascos e tem seu sucesso garantido.

As carnes são divididas em cortes comuns e especiais. Os mais comuns são: picanha, vazio, costelas bovina e suína, maminha, fraldinha, alcatra, contrafilé, chuleta, filé-mignon, lombo, linguiças, frango, partes de frango, como peito, coxa, sobrecoxa e asa.

As especiais são: bife de tiras, assado de tiras, miolo de alcatra, baby-beef, bife ancho, bife de chorizo, entrecôte, medalhão de filé, picanha suína, linguiças especiais e galeto desossado.

Fique atento, pois o produto mais caro nem sempre é o melhor.

Conhecer a procedência do mesmo e ter um local de confiança para comprar como a Camperia Carnes é a forma mais segura de se ter o melhor produto.

Convide seus amigos para um delicioso churrasco e aproveite para colocar em prática todas as nossas dicas!

Talvez você goste deste post!


Gostou? compartilhe clicando em umas das opções abaixo

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários
    Fabiola Mergulhao16 de January de 2021
    Trabalham c excelência !!! Super atenciosos (Translated by Google) They work with excellence !!! Super attentiveMineia Cruz17 de August de 2020
    Edmar Filho2 de September de 2020
    Gostei muito da apresentação e qualidade dos produtos. O atendimento também é sempre é muito bom. Vou continuar pedindo lá! (Translated by Google) I really enjoyed the presentation and quality of the products. The service is also always very good. I'll keep asking there!Cecília Araújo3 de September de 2020
    Sílvio Alves23 de October de 2020